Atlantico Europa é o primeiro a ter o seu core banking na cloud
O nosso cliente Banco Atlantico Europa tornou-se a primeira instituição bancária portuguesa a passar o seu core banking, desenvolvido pela Asseco PST, para a cloud. Uma decisão que exigiu, em primeiro lugar, espírito de inovação e coragem a nível decisório, mas que já provou trazer várias vantagens, para além dos benefícios financeiros.
O Core Banking System (CBS) da Asseco PST é a solução destinada a suportar todos os processos de negócio críticos de um banco, desde o retalho ao corporate banking, passando pelos mercados financeiros, pagamentos, sistemas de suporte ao próprio banco e reporte a entidades externas.
Utilizando a tecnologia da IBM, o Banco Atlantico Europa pôs em marcha um processo de migração digital do seu core que lhe permite agora colher os benefícios da alta disponibilidade, escalabilidade e performance dos recursos computacionais da nuvem.
Tudo isto sem a necessidade de investimento na aquisição de hardware e com vantagens adicionais. Além da poupança em recursos financeiros, o banco reconhece benefícios em termos de segurança, resiliência, agilidade e menor dependência da tecnologia.
A Asseco PST anunciou no final do ano passado que a sua plataforma de core banking passava também a estar disponível em ambiente cloud para as instituições que decidissem efetuar este movimento de transformação digital. Na base do trabalho desenvolvido internamente esteve sempre a certeza de que a cloud continuará a revolucionar a economia digital e o mercado financeiro, não podendo o setor bancário passar ao lado das mudanças e vantagens impulsionadas pela computação em nuvem.
Com a tecnologia disponível era apenas uma questão de tempo até algum cliente decidir avançar com este movimento transformacional. Na Asseco PST, orgulhamo-nos de estar do lado certo da mudança digital e do futuro!
Num podcast editado pelo jornal digital ECO, intitulado “Transformação Digital em Ação: Casos de Sucesso”, pode ouvir um responsável do Banco Atlântico Europa e outro da IBM a conversar sobre este caso pioneiro na banca portuguesa. Pode aceder ao link do podcast aqui (a Asseco PST é referenciada nos minutos 25’/26’).