Asseco Solidária mobiliza ajuda e conforto para quem mais precisa
Os valores da partilha e do voluntariado continuam a ser o maior ativo da Asseco Solidária, o principal veículo das nossas ações de responsabilidade social. O Team Solidário junta a equipa da Asseco PST que, ao longo de cada ano e nas mais variadas ações, se esforça por levar ajuda, conforto e segurança a quem mais precisa. Sempre em prol da dignidade humana!
O ambiente competitivo em que nos movemos, típico das economias de mercado, não nos faz esquecer o sentido do outro – sobretudo dos mais carenciados. O ano de 2023 ficou marcado por diversas intervenções coordenadas pelo Team Solidário. Com maior ou menor amplitude, toda elas são relevantes, designadamente para quem recebe.
Ainda no primeiro trimestre, participámos em mais uma ação solidária com a ENTRAJUDA na apanha de laranjas nos jardins do Palácio de Queluz. A fruta foi posteriormente distribuída pelo Banco Alimentar a instituições de caráter social do concelho de Sintra. Na mesma altura, e na sequência do devastador terramoto na Turquia, recolhemos bens essenciais e roupa que foram entregues na embaixada para as vítimas do cataclismo.
O Team Solidário está a colaborar com um professor da Escola Profissional Gustave Eifell, em Lisboa, no sentido de ajudar alunos e familiares com carência de roupas e bens alimentares. Os nossos colaboradores têm colaborado de forma massiva na doação de roupa.
Noutro plano, mantém-se a ajuda mensal a uma família na Madeira (“a família da Maria”), com a compra de bens alimentares, produtos farmacêuticos, livros escolares e doação de roupa para a Maria e para os filhos.
Também na Madeira foram doados pela Asseco 40 computadores portáteis e 40 monitores ao Colégio Infante D. Henrique, bem como realizado um donativo para criação de um espaço lúdico terapêutico e um ginásio de estimulação sensorial e educação psicomotora. De igual modo, a substituição das cadeiras do nosso escritório no Funchal permitiu doá-las a várias instituições da Região Autónoma.
A Asseco Solidário mantém a sua parceria com a Make-A-Wish, colaborando na venda das estrelas de Natal, dos calendários do Advento e do livro “Os nossos desejos”.
Em Novembro, e como é habitual, mantivemos a tradição de entregar, em Lisboa e no Funchal, sacos-cama e mantas polares em algumas instituições de solidariedade social que trabalham com pessoas em situação de sem-abrigo.
Noutra geografia, neste caso Angola, foram entregues bens essenciais no Centro de Apoio “Nossa Senhora da Boa Nova”, em Viana, nos arredores de Luanda. Também nesta geografia a Asseco doou sete computadores portáteis ao Intasa (Instituto de Solidariedade Artes e Saber).
Nenhuma destas iniciativas (e outras similares…) foi possível sem o empenho de uma vasta – e generosa – equipa. Porque as ações de carácter social nunca são demais!