Assunto inválido
Mensagem inválida
Nome inválido
E-mail inválido
Necessário aceitar termos de utilização de dados
Este site é protegido pelo reCAPTCHA, aplicando-se a Política de Privacidade e os Termos de Utilização da Google.
Nelson Vieira, Core Banking Development Director

A modernização bancária e o futuro na Cloud

O sistema core bancário é o coração da infraestrutura tecnológica de qualquer banco. É ele que permite assegurar a gestão dos clientes, das contas correntes, dos depósitos a prazo, dos empréstimos, dos sistemas de pagamentos, ou das transferências, entre muitos outros tipos de movimentações bancárias.

Com o avanço contínuo da tecnologia e a natural evolução das expetativas bancárias, os sistemas core dos bancos também precisam de se adaptar. Têm de se tornar mais flexíveis, escaláveis e integráveis a novas tecnologias, sejam elas as aplicações móveis, a inteligência artificial ou a Cloud, por exemplo. Este é o universo em que a Asseco PST se movimenta diariamente.

Mas vamos por partes. Especializada no desenvolvimento de software bancário, a Asseco PST tornou-se uma referência em soluções tecnológicas inovadoras nos diversos mercados onde atua. Na génese da empresa está a produção do sistema core bancário Banka – uma solução única do tipo em Portugal, cujo centro de desenvolvimento se mantém localizado na Madeira.

A modernização dos sistemas de core bancário é um desafio permanente para as instituições financeiras. Atualizá-los exige um investimento em tempo, dinheiro e conhecimento. A abordagem proativa da Asseco PST, alinhada às tendências atuais, tem garantido a constante evolução do sistema core Banka. O resultado é um sistema que responde às necessidades de evolução e crescimento de dezenas de bancos em oito países.

A arquitetura do sistema, baseada em microserviços e sustentada por processos robustos de integração contínua e entrega contínua (CI/CD), permitiu a sua transição para a Cloud – e eis-nos chegados à última parte. 

O sucesso de uma recente migração do core bancário Banka para a Cloud, efetuada por um cliente em Portugal, é a melhor evidência deste processo de inovação contínua. O banco em causa detém hoje o reconhecimento de dispor do primeiro sistema no país a realizar uma mudança para este ambiente.

Não perdemos tempo e estamos já a avaliar a implementação em Cloud noutros mercados, nomeadamente em Angola. O objetivo é dar resposta aos bancos que pretendem funcionar neste ambiente, usufruindo da alta disponibilidade, escalabilidade e performance dos recursos computacionais da Cloud. Tudo isto – e não é de somenos – sem a necessidade de investimento na aquisição ou gestão de hardware.

Esta opção da Asseco PST surge em linha com a estratégia definida para a evolução dos seus produtos, possibilitando também a oferta do seu core bancário num modelo de “Software as a Service”. Uma solução que inclui, naturalmente, toda a gestão da infraestrutura, operação e atualização aplicacional contínua garantida pela empresa.

Em conclusão, o core bancário Banka, da Asseco PST, é o pilar dos sistemas bancários dos países onde está instalado. E é também um expoente da transformação digital que tem atravessado – e continuará a percorrer – o setor. Com uma visão clara, tanto do presente quanto do futuro, continuará a ser alvo de evolução e investimento com foco na modernização tecnológica.

Não temos segredos: queremos continuar a impulsionar a evolução dos atuais clientes, ao mesmo tempo que alimentamos a ambição de chegar a cada vez mais mercados.

 
Nelson Vieira
Core Banking Development Director

Nelson Vieira exerce funções como Diretor de Desenvolvimento de Core Banking na Asseco PST desde Julho de 2023.

Nesta função, é responsável pela direção do desenvolvimento do core bancário Banka, incluindo a definição de estratégia e roadmap do produto. O core bancário Banka está instalado em dezenas de bancos em vários países, sendo a solução de referência em muitos mercados onde opera.

Começou a sua carreira na Promosoft em 1995 como Programador, com funções de programação no core Banka. A partir de 1998, desempenhou funções de Analista Programador, assumindo a análise técnica de projetos e a coordenação da equipa de desenvolvimento.

De 2001 até Julho de 2023, desempenhou funções como responsável de projetos, onde coordenou equipas de desenvolvimento, tendo acompanhado a transição da Promosoft para Exictos e, posteriormente, a integração no grupo Asseco. As suas responsabilidades incluíam a análise de requisitos, desenho funcional, gestão de projetos, programação e gestão de equipas de desenvolvimento.

Concluiu o mestrado em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira em 2013, em paralelo com as suas atividades profissionais. Dedica a sua carreira ao avanço do desenvolvimento de software no setor bancário, contribuindo para a evolução das soluções tecnológicas na área.