Invalid subject
Invalid message
Invalid name
Invalid email
You must agree to the terms
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Nelson Vieira, Core Banking Development Director

A modernização bancária e o futuro na Cloud

O sistema core bancário é o coração da infraestrutura tecnológica de qualquer banco. É ele que permite assegurar a gestão dos clientes, das contas correntes, dos depósitos a prazo, dos empréstimos, dos sistemas de pagamentos, ou das transferências, entre muitos outros tipos de movimentações bancárias.

Com o avanço contínuo da tecnologia e a natural evolução das expetativas bancárias, os sistemas core dos bancos também precisam de se adaptar. Têm de se tornar mais flexíveis, escaláveis e integráveis a novas tecnologias, sejam elas as aplicações móveis, a inteligência artificial ou a Cloud, por exemplo. Este é o universo em que a Asseco PST se movimenta diariamente.

Mas vamos por partes. Especializada no desenvolvimento de software bancário, a Asseco PST tornou-se uma referência em soluções tecnológicas inovadoras nos diversos mercados onde atua. Na génese da empresa está a produção do sistema core bancário Banka – uma solução única do tipo em Portugal, cujo centro de desenvolvimento se mantém localizado na Madeira.

A modernização dos sistemas de core bancário é um desafio permanente para as instituições financeiras. Atualizá-los exige um investimento em tempo, dinheiro e conhecimento. A abordagem proativa da Asseco PST, alinhada às tendências atuais, tem garantido a constante evolução do sistema core Banka. O resultado é um sistema que responde às necessidades de evolução e crescimento de dezenas de bancos em oito países.

A arquitetura do sistema, baseada em microserviços e sustentada por processos robustos de integração contínua e entrega contínua (CI/CD), permitiu a sua transição para a Cloud – e eis-nos chegados à última parte. 

O sucesso de uma recente migração do core bancário Banka para a Cloud, efetuada por um cliente em Portugal, é a melhor evidência deste processo de inovação contínua. O banco em causa detém hoje o reconhecimento de dispor do primeiro sistema no país a realizar uma mudança para este ambiente.

Não perdemos tempo e estamos já a avaliar a implementação em Cloud noutros mercados, nomeadamente em Angola. O objetivo é dar resposta aos bancos que pretendem funcionar neste ambiente, usufruindo da alta disponibilidade, escalabilidade e performance dos recursos computacionais da Cloud. Tudo isto – e não é de somenos – sem a necessidade de investimento na aquisição ou gestão de hardware.

Esta opção da Asseco PST surge em linha com a estratégia definida para a evolução dos seus produtos, possibilitando também a oferta do seu core bancário num modelo de “Software as a Service”. Uma solução que inclui, naturalmente, toda a gestão da infraestrutura, operação e atualização aplicacional contínua garantida pela empresa.

Em conclusão, o core bancário Banka, da Asseco PST, é o pilar dos sistemas bancários dos países onde está instalado. E é também um expoente da transformação digital que tem atravessado – e continuará a percorrer – o setor. Com uma visão clara, tanto do presente quanto do futuro, continuará a ser alvo de evolução e investimento com foco na modernização tecnológica.

Não temos segredos: queremos continuar a impulsionar a evolução dos atuais clientes, ao mesmo tempo que alimentamos a ambição de chegar a cada vez mais mercados.

 
Nelson Vieira
Core Banking Development Director

Nelson Vieira exerce funções como Diretor de Desenvolvimento de Core Banking na Asseco PST desde Julho de 2023.

Nesta função, é responsável pela direção do desenvolvimento do core bancário Banka, incluindo a definição de estratégia e roadmap do produto. O core bancário Banka está instalado em dezenas de bancos em vários países, sendo a solução de referência em muitos mercados onde opera.

Começou a sua carreira na Promosoft em 1995 como Programador, com funções de programação no core Banka. A partir de 1998, desempenhou funções de Analista Programador, assumindo a análise técnica de projetos e a coordenação da equipa de desenvolvimento.

De 2001 até Julho de 2023, desempenhou funções como responsável de projetos, onde coordenou equipas de desenvolvimento, tendo acompanhado a transição da Promosoft para Exictos e, posteriormente, a integração no grupo Asseco. As suas responsabilidades incluíam a análise de requisitos, desenho funcional, gestão de projetos, programação e gestão de equipas de desenvolvimento.

Concluiu o mestrado em Engenharia Informática pela Universidade da Madeira em 2013, em paralelo com as suas atividades profissionais. Dedica a sua carreira ao avanço do desenvolvimento de software no setor bancário, contribuindo para a evolução das soluções tecnológicas na área.