Assunto inválido
Mensagem inválida
Nome inválido
E-mail inválido
Necessário aceitar termos de utilização de dados
Este site é protegido pelo reCAPTCHA, aplicando-se a Política de Privacidade e os Termos de Utilização da Google.

Asseco Academy já prepara IV edição do programa formativo em Moçambique

A Asseco Academy continua a formar novos talentos nas várias geografias onde estamos presentes. Numa área exigente como é a da formação em tecnologia aplicada ao setor financeiro, esta é uma missão em que colocamos o máximo empenho. O próximo programa formativo vai arrancar em maio, em Moçambique.

A IV edição da Asseco Academy em Maputo já tem data marcada: vai decorrer de 20 de maio a 19 de julho e, como tem sido habitual, o recrutamento dos formandos vai centrar-se em alunos universitários finalistas ou recém-formados nos cursos de Engenharia Informática, Economia, Gestão e Contabilidade.

No total, esta nova edição vai contar com 15 formandos. O programa de formação intensiva, composto por 240 horas, mantém-se gratuito para os candidatos que procurarão ganhar o máximo de competências para trabalhar, num futuro próximo, com tecnologias que cobrem as várias vertentes do negócio bancário. Todos os custos são integralmente suportados pela Asseco PST, numa lógica de contribuir para o desenvolvimento do capital humano nos principais mercados onde a empresa baseia as suas operações. 

Desde a pandemia, o programa formativo decorre num formato híbrido, com sessões presenciais, realizadas nas instalações da Asseco PST, e outras online, num total de oito módulos. Do programa fazem parte temas como mercados e produtos financeiros, meios de pagamento, soluções de banco a retalho, soluções de cartões de débito e crédito, e transferências a crédito e pagamento, entre outras. Os formandos são avaliados através de trabalhos práticos em cada módulo, testes regulares no final de cada um, e apresentação de um trabalho final.

Nas três edições já realizadas em Moçambique do programa de certificação profissional, denominado PFS Certification Program, a Asseco Academy formou 44 especialistas.

Se alguns acabaram por ser integrados nos quadros da Asseco PST, em Maputo, a verdade é que a maioria destes jovens acabaram quase de imediato por ser recrutados pela banca. A razão é simples: os bancos veem neles candidatos aptos a iniciarem uma carreira ligada à área financeira, sem necessidade de formação adicional nas áreas que integram o programa formativo.

Os preparativos para o arranque da formação em Moçambique acontecem numa altura em que em Angola está a finalizar a VIII edição da Asseco Academy. Iniciado em janeiro, o curso reuniu 15 formandos após um processo de recrutamento de candidatos e seleção que levou muitas centenas de jovens a inscreverem-se.