Assunto inválido
Mensagem inválida
Nome inválido
E-mail inválido
Necessário aceitar termos de utilização de dados
Este site é protegido pelo reCAPTCHA, aplicando-se a Política de Privacidade e os Termos de Utilização da Google.
Gonçalo Duque, Payments & Consumer Credit Director

Como vão evoluir e quais os desafios no setor dos pagamentos

A utilização de um cartão físico, até agora o veículo preferencial utilizado nos pagamentos de compras, está seguramente a viver os seus últimos dias. Sugiro abordar a temática da revolução no setor dos pagamentos através da perspetiva de duas grandes transformações e do impacto que as mesmas terão na experiência dos ditos pagamentos.

Em primeiro lugar, vejamos a democratização da autenticação.

A digitalização dos pagamentos, como sejam o advento dos cartões virtuais e os pagamentos tokenizados, está gradualmente a desviar a autenticação exclusiva das redes tradicionais (Visa, Mastercard,…), para novos agentes que garantem a mesma autenticação segura (ApplePay, GooglePay,…).

Estes novos players têm duas enormes vantagens sobre os tradicionais: i) a portabilidade do dispositivo gerador do criptograma (telemóveis, dispositivos wearables,…) já presente no utilizador; ii) conhecimento e fidelização do consumidor conseguida através da contratualização prévia dos serviços da sua oferta tradicional.

Em breve, os mecanismos de autenticação portátil referidos irão também perecer em detrimento da autenticação biométrica. Esta evolução tem sido adiada. Não por aguardar uma qualquer disponibilização tecnológica, mas apenas por resistência legislativa, nomeadamente no que concerne à proteção de dados.

A segunda grande transformação tem a ver com a fidelização em todas as experiências de compras.

Os processos de fidelização tradicionais, por acumulação de pontos ou coupons associados a um qualquer cartão de comerciante, irão em breve tornar-se invisíveis para o utilizador. Apps com algoritmos de machine learning passarão a gerir as nossas opções de compra.

Mesmo o setor financeiro, na sua oferta de produtos e serviços, terá a possibilidade de disponibilizar a essas aplicações especializadas em consumo para que elas produzam a escolha mais vantajosa para o consumidor.

 
Gonçalo Duque
Payments & Consumer Credit Director

Gonçalo Duque é diretor da unidade de negócio de Payments & Consumer Credit na Asseco PST, empresa de Tecnologia de Informação especializada no desenvolvimento de software bancário, onde trabalha desde 2014. Na unidade que lidera, inserem-se várias soluções relacionadas com os meios de pagamentos, sendo a “jóia da coroa” a Suite ACM, uma solução avançada de gestão de cartões integrada com diversos schemes de pagamentos. 

Licenciou-se em Engenharia Infomática, em 2011, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Concluído o curso, os seus primeiros três anos foram dedicados ao desenvolvimento de software em duas empresas, na então Portugal Telecom e Sistemas de Informação (PTSI), e posteriormente no Instituto de Informácia. 

Os seus primeiros passos na Asseco PST foram no desenvolvimento de software, onde desde muito cedo se focou mais na vertente de negócio e liderança de equipas e clientes. Atuou em diversas geografias, incluindo, Portugal, Angola, Moçambique e Namibía, colaborando com importantes instituições financeiras como, Cetelem, Cofidis, BIG, Banco de Poupança e Crédito, BNI, BIC Namibía e Access Bank.