O que está a mudar na área de pagamentos e o papel da inovação
O Smart Payments Congress é tradicionalmente um dos eventos de referência na área de meios de pagamento e segurança em Portugal. Este ano, na 22ª edição, a Asseco PST apresentou-se como parceiro Platinum, numa iniciativa que contou com um salão cheio de profissionais e um dia intenso de trabalhos.
A organização deste congresso pertenceu à Abilways Portugal, empresa detentora da “Distribuição Hoje”, e reuniu duas centenas de especialistas à volta de temas como a inovação, a eficiência e a segurança nos serviços financeiros. Como habitualmente, em ambiente de networking passou-se um dia dedicado à aprendizagem e à partilha de boas práticas sobre as principais tendências do setor financeiro e meios de pagamento.
Durante a manhã, subiu ao palco o diretor da área de Payments & Consumer Credit da Asseco PST, Gonçalo Duque, para uma apresentação sobre “Inovação em pagamentos e programas de fidelização”.
O nosso responsável começou por recordar que as necessidades das empresas mudaram, em boa parte devido à pandemia, tendo passado a disponibilizar novas formas de vendas e realização dos pagamentos: “O volume de transações sem dinheiro físico deve triplicar até 2030”, salientou Gonçalo Duque. Outro dado relevante: em 2021, sete em cada 10 operações bancárias foram já realizadas pela internet e pelo telemóvel.
É neste contexto que a Asseco PST tem vindo a inovar com a sua suite ACM. Trata-se de uma solução criada inicialmente como um sistema de gestão de cartões e que se transformou numa suite avançada de meios de pagamento, incluindo a gestão de programas de fidelização e retenção de clientes. Atualmente, é utilizada em instituições financeiras em seis geografias, incluindo, além de Portugal, os mercados de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Polónia e Namíbia.
Num campo em que os consumidores têm procurado formas mais flexíveis, eficientes e ágeis como meio de pagamento e as tendências aceleram – pagamentos via contactless, desenvolvimento de soluções de pagamentos omnichannel, tokenização, redes sociais como meio para a efetividade da compra, etc. – a Asseco PST continua empenhada em garantir a resposta adequada aos seus clientes bancários.