Seguimento contínuo da performance do cliente e do comportamento deste nas suas operações.
e Recuperação de Crédito
À medida que as Instituições Financeiras enfrentam uma transformação digital, novos modelos de negócios e uma apertada regulamentação, a área de Risco da Asseco PST atua na prestação de serviços de consultoria especializada e disponibilização de soluções tecnológicas eficazes na Gestão de Risco Global e no cumprimento regulamentar.
Atuamos nas várias áreas de Risco Bancário transformando desafios em vantagens competitivas.
Conheça a nossa Solução ARC - Acompanhamento e Recuperação de Crédito, uma tecnologia que pode ajudar na redução de custos com a recuperação do crédito não produtivo (em inglês, non-performing loan ou NPL).
Gestão do Modelo Operacional de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, avaliando o desempenho do mesmo na sua função de servir os objetivos financeiros e operacionais do Banco, nomeadamente produtividade das áreas intervenientes e balcões, Taxa de Sucesso por Gestor de Processo; Produtividade por Área do Banco; Perda Total versus Orçamento, entre muitos outros.
A Suite Risco AXIS aposta na excelência, eficiência e eficácia na identificação, mensuração e mitigação dos riscos financeiros e não financeiros, apoiando as Instituições Financeiras na transformação de uma abordagem reativa perante os riscos da sua atividade, para uma abordagem Proativa.
A operacionalização da gestão de Risco assente em modelos internos ou regulatórios, deve estar sustentada em soluções tecnológicas sofisticadas e que automatizem procedimentos, cálculos e validações.
Dedicado ao tema “Desafios na Recuperação de Crédito e Gestão de NPL’s” e dirigido aos clientes bancários das várias geografias do universo lusófono onde opera, em três continentes.
No atual contexto pandémico, os critérios e tratamentos associados à gestão de créditos não produtivos foram também fortemente impactados. O acesso ao crédito, o seu acompanhamento, a recuperação de créditos em incumprimento e a valorização dos ativos dados como garantias destacam-se, assim, como pilares fundamentais no negócio bancário.
Considerando a uniformização necessária das normas vigentes no Sistema Bancário, ditadas pela EBA (European Banking Authority), quer no que diz respeito ao tratamento dos créditos não produtivos, como a padronização do seu reporte, serão assim abordados neste documento, os seus principais desafios, enquadrados à realidade em que nos encontramos.
Estes desafios são sistematicamente tidos em conta nos serviços de consultoria especializada de negócio e tecnológica prestados pela ASSECO PST, desde a definição da Estratégia para redução e tratamento das exposições não produtivas, à sua operacionalização.
Hoje em dia, é objetivamente mais correto afirmar que um dos meios para uma empresa atingir os seus objetivos financeiros, nomeadamente o lucro, é comprometendo-se com os princípios ESG (Environmental, Social e Governance). Estes princípios têm inclusive demonstrado ser uma oportunidade de negócio para as empresas e, consequentemente, para as economias em geral.
Sendo a banca um dos maiores – e mais seguros – vetores para a dinamização de uma economia, também o setor bancário se afirma como fundamental para assegurar a nossa sustentabilidade a nível global e para o compromisso assumido pelos Estados no Acordo de Paris (sobre alterações climáticas), de 2015.