Implementação, gestão, prestação e apoio de serviços de TI para satisfazer as necessidades empresariais dos utilizadores.
O conhecimento e experiência adquiridos ao longo de mais de três décadas em operações de tecnologias da informação (ITOps), permite-nos auxiliar os nossos Clientes no planeamento, na conceção e na escolha da solução mais adequada, bem como a encontrar oportunidades nas organizações onde a tecnologia possa ser um forte contributo para a melhoria.
A importância das ITOps
As ITOps são a função central do departamento de TI e, juntamente com a gestão técnica, gestão de aplicações e gestão de balcões de serviço, trata-se do quadro de boas práticas padrão da indústria para a gestão de serviços de TI, conforme definido na It Infrastructure Library (ITIL).
AS ITOps estão na vanguarda da prestação de serviços de TI, uma das engrenagens mais importantes da maquinaria que mantém uma organização em funcionamento. As empresas e os seus clientes tornaram-se tão dependentes do acesso instantâneo aos serviços de TI - dados, aplicações de software, nuvem pública e recursos privados de nuvem - que mesmo uma pequena interrupção destes serviços pode ter consequências de longo alcance e dispendiosas.
Proactive Maintenance
A abordagem do serviço substitui a filosofia de manutenção de “falha reativa” pela de “falha proativa”, detetando condições que levam a falhas e subsequentes indisponibilidades dos sistemas.
A manutenção proativa vai além da estratégia tradicional (preventiva), uma vez que se liga à causa-raiz da falha, acionando medidas que evitam a sua recorrência. Estas causas costumam representar a maioria das ocorrências.
Corrective Maintenance
Como parte de um plano de manutenção mais abrangente, a manutenção corretiva é um processo que consiste na resolução de incidentes, permitindo recuperar as propriedades originais dos sistemas para que fiquem novamente operacionais. Permite a elaboração de diagnósticos de avarias, atualização/substituição de componentes disfuncionais (SW/HW) de acordo com os procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, gestão do ciclo de vida desses mesmos componentes e registo das intervenções realizadas.
Systems Operation & Monitoring
Num regime 24/7 os Serviços de Operação e Monitorização de Sistemas incluem tarefas simples, mas potencialmente críticas para a continuidade do negócio, como a aplicação de ficheiros e monitorização de aplicações, e também atividades mais complexas tais como os processos de End of Day das aplicações "core".
Face à criticidade do serviço, e de forma a cumprir com padrões regulamentares, o reporting diário, a evolução mensal e a análise das atividades realizadas são protocolares.