Atribuição do estatuto de Inovadora Cotec pela 2ª vez reconhece criação de valor
A Asseco PST acaba de receber mais uma distinção, com a obtenção do estatuto Inovadora Cotec 2025. Repete o feito do ano passado, sendo o reconhecimento atribuído à empresa por ter atingido, de acordo com a organização, elevados padrões de inovação, solidez financeira e desempenho económico.
O estatuto Inovadora Cotec reconhece anualmente empresas que demonstram ser possível aliar a sua solidez financeira ao investimento em capital de inovação e à qualidade e cultura de gestão, ingredientes considerados essenciais para aumentar o potencial competitivo e os resultados económicos.
Na mensagem dirigida à Asseco PST e em que felicita a empresa por este reconhecimento, o diretor-geral da Cotec, Jorge Portugal, refere que “a vanguarda da economia da inovação continua em desenvolvimento e a vossa contribuição para esta dinâmica é notável”.
O estatuto Inovadora, criado pela Cotec (Associação Empresarial para a Inovação), é resultado de uma parceria com o setor financeiro, incluindo os principais bancos comerciais a operar no nosso país. Entre estes, incluem-se a CGD, BPI, Millenniumbcp, Santander, Novo Banco, Bankinter, Banco Montepio e Crédito Agrícola.
Lançada pela primeira vez em 2021, esta foi a quinta edição da iniciativa. O número de empresas que se candidatam tem vindo a aumentar de ano para ano, sendo que uma parte não consegue cumprir os critérios definidos pelo rating previsto no regulamento do Inovadora Cotec. Este ano, o número de candidaturas atingiu as 1.551 empresas.
As empresas distinguidas são responsáveis por 832 milhões de euros, valor que representa 30% da totalidade da despesa em Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizada pelo sector empresarial em Portugal.